Já sabemos que a educação continuada é benéfica para todos os tipos de equipes e de negócios. Com a equipe de vendas, esta é uma prática essencial para manter a energia elevada, a motivação da equipe e para dinamizar a rotina dos colaboradores.
Existem diferentes tipos de treinamentos em vendas que podem ser aplicados e essa definição vai depender das necessidades levantadas para cada momento da equipe ou do vendedor de maneira individualizada.
De acordo com a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2020|2021, desenvolvida pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, 43% do investimento em capacitações para o comercial é com foco em treinamento técnico, 35% em treinamento comportamental e 19% em treinamentos compliance ou obrigatórios.
A liderança, o atendimento ao cliente e a cultura aparecem como temas de prioridade nos treinamentos para o setor do comércio nos próximos anos. Isso quer dizer que as organizações estão cada vez mais preocupadas em desenvolver pessoas que representem o negócio, que sejam de fato embaixadoras das marcas e que incorporem uma rotina de atendimento ao cliente pautada na excelência.
Os 5 tipos de treinamentos em vendas
Os benefícios de treinar continuamente a sua equipe de vendas são muitos: troca constante de conhecimento, desenvolvimento pessoal (com competências-chave para a execução da atividade laboral) e consequente desenvolvimento organizacional. Além disso, quando falamos em equipes de vendas, treinar é uma maneira efetiva de motivar o grupo, engajar e aumentar a produtividade. E esse conjunto de fatores que levam a resultados cada vez melhores para as empresas.
Existem 5 principais tipos de treinamentos para vendas. Veja abaixo quais são eles.
1. Treinamento motivacional
A motivação é muito importante para resultados satisfatórios nas vendas. Por ser um segmento que está sempre repleto de desafios, metas a cumprir e muita pressão, a presença constante da motivação é imprescindível.
Por isso, investir em treinamentos motivais vai auxiliar vendedores a manter a energia alta, a sempre lembrar do próprio potencial e sentirem-se valorizados pela organização.
Treinamentos motivacionais podem ser realizados nos seguintes formatos:
- Palestras com pessoas motivadoras ou autoridades no segmento;
- Dinâmicas ou Jogos Empresariais;
- Estudos de Caso, a partir de documentários, filmes ou casos reais.
2. Treinamento Operacional
O treinamento operacional tem como objetivo fazer com que os vendedores conheçam a fundo técnicas e processos de vendas utilizados pela empresa, além de compreender todos os produtos, serviços agregados e a operação da empresa.
Esse tipo de treinamento costuma ser frequente em muitas organizações e auxilia nas funções rotineiras e burocráticas do trabalho do vendedor.
São exemplos de temáticas de treinamento operacional:
- Técnicas e Processos de Vendas;
- Atendimento ao Cliente;
- Ferramentas de Gestão de Vendas;
- Processo produtivo e linha de produtos.
3. Treinamento Institucional
O treinamento institucional tem como foco trabalhar os princípios, valores e cultura organizacional. Este tipo de capacitação pode acontecer na integração de um novo vendedor ou mesmo com determinada frequência para atualizar os demais.
De forma geral, nestes treinamentos, acontece a participação de diretores e lideranças, e são levados, ainda, exemplos de boas práticas e das rotinas organizacionais.
São exemplos deste tipo de treinamento:
- Conversas com as lideranças;
- Café da manhã com os gestores;
- Palestras e vídeos sobre a cultura e os valores.
4. Novos produtos, serviços e ferramentas
Toda vez que um novo produto ou serviço é lançado, a primeira equipe que precisa conhecer a fundo a novidade é o comercial. O mesmo se dá quando uma nova ferramenta, como um software de CRM, é implantada para a automatização de processos. Dessa forma, esse tipo de treinamento pode ser ministrado tanto por equipes internas (como as de desenvolvimento de produtos) quanto externas (aquelas equipes dos fornecedores).
São exemplos de treinamentos de novos produtos, serviços ou ferramentas:
- Implantação de um software;
- Ampliação de portfólio de produtos ou serviços;
- Início de atendimento por um novo canal (exemplo: vendas pelo WhastApp).
5. Treinamento em Soft Skills
As soft skills são aquelas habilidades pessoais que contribuem positivamente na realização de atividades do dia a dia, bem como na obtenção de resultados positivos para o negócio. Elas estão em alta no mercado e vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações. Não seria diferente a sua relevância para o time de vendas.
São exemplos de treinamentos de soft skills:
- Habilidade de Comunicação;
- Inteligência Emocional;
- Gestão do Tempo;
- Negociação;
- Resolução de Conflitos;
- Capacidade de escuta;
- Pensamento estratégico.
Dessa forma, assim como dito anteriormente, cabe à gestão de pessoas e aos gestores identificar as necessidades coletivas e individuais e desenvolver trilhas de aprendizagem continuada para cada colaborador que atua na empresa.
Treinamentos, de fato, geram resultados eficientes para qualquer negócio.