Quando o assunto é treinar a equipe de vendas que atua diretamente na ponta do varejo, os empresários acabam encontrando dificuldade em desenvolver um programa de capacitações, principalmente por conta do tempo disponível para tal.
Profissional nenhum quer perder vendas. Parar para participar de treinamentos significa menos resultados e, consequentemente, menos ganhos para todos.
O que acontece, então, é que quando o profissional se vê obrigado a parar um ou dois dias para programas de capacitação, acaba não se engajando, ficando insatisfeito e desmotivado. Se o treinamento é levado para o final de semana, a troca parece pouco justa, visto que ele possui sua vida privada e, muitas vezes, familiares e amigos com os quais deseja estar presente nos momentos de descanso.
Por isso, capacitar esses colaboradores pode ser realmente desafiante, apesar de extremamente necessário. Encaixar todos as peças deste quebra-cabeça nem sempre é uma tarefa simples. No entanto, as soluções educacionais estão disponíveis justamente para isso: facilitar o processo de treinamentos de equipes, mesmo aquelas com pouco tempo para isso.
O que fazer então?
Treinar uma equipe de vendas de maneira continuada, significante – ou seja, com um sentido prático para o colaborador, e eficiente, tem jeito! Para isso, é preciso seguir alguns passos simples, porém muito eficazes.
1. Defina um dia da semana em que você ou o gestor da equipe fará a reunião de alinhamento de metas, objetivos e outros assuntos. Normalmente, esta reunião já acontece nas empresas, mas, quando este dia não é previamente definido, a sugestão é que aconteça toda segunda-feira antes da abertura da loja.
2. Adquira um programa de educação continuada com foco no varejo, que trabalhe com microaulas (videoaulas de até 5 minutos de duração) e que traga atividades simples e práticas.
3. Após alinhamentos internos, você ou o gestor exibirá a aula para a equipe.
4. Na sequência, farão um pequeno debate de como podem implementar as estratégias abordadas na videoaula e já sairão com a atividade prática a ser desenvolvida.
5. Na próxima segunda-feira, antes de assistir ao próximo conteúdo, todos compartilham como foi a semana de implementações, o que aprenderam e o que podem melhorar.
6. Então, todo o ciclo é reiniciado.
Perceba que, neste processo, a educação continuada dos colaboradores acontece de forma perene, prática e inserida no contexto de trabalho sem a necessidade de parar a equipe para treinar ou mesmo ocupar finais de semana e outros dias de descanso.
Aqui na Escola de Lojistas, nós possuímos uma solução para o varejo que se adequa exatamente neste programa de educação continuada para colaboradores deste segmento de mercado.