As datas comemorativas são oportunidades que podem ser aproveitadas comercialmente pelo varejo, seja qual for o segmento abordado. Além das datas “tradicionais”, como Carnaval, Dia da Mulher, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo, existem aquelas datas que são mais específicas e que possuem aderência ao seu negócio.
Para aproveitar ao máximo seu potencial de faturamento, é preciso se preparar e preparar a sua equipe. Para te ajudar, levantamos 5 dicas que podem te auxiliar. Confira.
1- Atendimento de primeira!
O primeiro passo para uma boa venda é o tratamento cordial com o cliente, esteja ele apenas “dando uma olhadinha” ou de fato escolhendo um produto para a compra. A excelência no atendimento é e sempre será um grande diferencial. Busque se aperfeiçoar ou treinar a sua equipe pois este é um ponto crítico para qualquer época do ano!
2- Capriche na vitrine
Invista em uma vitrine que seja atrativa e que esteja alinhada à data comemorativa em questão. Mas, atenção! Tenha muito cuidado ao utilizar adesivos e faixas de descontos, promoções, ou com a mensagem que você desejar transmitir para que eles não tampem os produtos expostos. Dê preferência a adesivos em vinil recortado.
3- Faça promoções!
Uma boa estratégia para aproveitar as datas comemorativas é colocar os produtos relacionados a ela em promoção. Busque selecionar produtos que transmitam a qualidade oferecida pela sua loja. Este poderá ser o primeiro contato do cliente com sua marca, então vale a pena escolher com cuidado as peças.
4- Conheça a fundo seus produtos
Essa é outra dica que vale para o ano todo! Ter funcionários capacitados é condição primordial para o sucesso de todo negócio. O conhecimento sobre os produtos, como material, formas de lavagem e armazenamento, dentre outras informações técnicas, gera confiança no cliente e maior credibilidade para o vendedor e, consequentemente, para a loja.
5- Fidelize clientes
Fidelizar clientes deve ser uma preocupação constante. Quando falamos em datas comemorativas, existe todo um processo de compra emotiva por trás da mesma. Por isso, é um bom momento para oferecer um atendimento diferenciado e um serviço agregado que surpreenda o cliente e o transforme em um fã da sua marca.
Nas próximas datas comemorativas, aproveite para aplicar todas as nossas dicas! Boas vendas!